4 Instrumentos Musicais Virtuais - para sala de aula virtual

4 Instrumentos Musicais Virtuais - para sala de aula virtual

Você sabia que os instrumentos musicais virtuais são muito úteis?! 🎹🥁
Seja para aprendizado ou simplesmente para permitir que as crianças tenham experiência com novos instrumentos e novas possibilidades. 


O mais legal é que podemos encontrar na internet diversos instrumentos  virtuais gratuitos que podem ser usados pelos alunos.
Também existem aplicativos de música para celular, tablet ou desktop que têm instrumentos virtuais incluído.

Os quatro instrumentos apresentados neste post são gratuitos o que é ainda melhor! 😁😅

Por que usar instrumentos virtuais?

Os instrumentos virtuais oferecem aos alunos uma maneira de fazer música quando não se têm disponível uma versão real de tal instrumento musical. Além, é claro, de serem divertidos e envolventes.

Você sabia que eles também podem tornar a execução de certos instrumentos mais acessível para alunos com necessidades especiais? 

Eles também podem ajudar a mostrar visualmente conceitos musicais, dar aos alunos novas maneiras de criar e fornecer exposição a instrumentos que os alunos não poderiam ouvir. Além disso, os instrumentos virtuais podem ser uma ótima maneira de atingir os padrões musicais ao se conectar a outros assuntos (tecnologia, cultura, história, etc.). 

Veja 4 instrumentos musicais virtuais:

Ritmo do Chrome Music Lab



O aplicativo Rhythm no Chrome Music Lab tem duas opções diferentes para tocar os instrumentos de percussão incluídos. 

Você pode clicar em um instrumento para tocá-lo ou usar a pauta simplificada na parte inferior para criar um ritmo a ser tocado. 

Clicar na seta para a direita ao lado dos animais leva a diferentes conjuntos de instrumentos e personagens. Esta é uma opção realmente divertida, mais adequada para alunos do ensino fundamental. Esta ferramenta é ótima para trabalhar batidas constantes e ritmos simples - a visualização na parte inferior pode ajudar os alunos a entender o conceito de colcheias. 

Música K-8 Virtual BoomWhackers



Você conhece o Boomwhackers? Tenho certeza que quem conhece ama este instrumento! 

Os tubos coloridos chamam a atenção e ganham o favoritismo de muitos alunos! 
Dois conjuntos Boomwhackers virtuais são disponibilizados no site Music K-8, o conjunto cromático e o conjunto diatônico

Para tocar e reproduzir você só precisa clicar em um tubo. Ambos os conjuntos incluem uma oitava de notas, com os acidentes retirados do conjunto diatônico. 

Um atividade super legar para fazer com os Boomwhackers virtuais é dar aos alunos canções misteriosas para que eles possam descobrir.
É possível digitar as letras de uma melodia ou usar notação musical para alunos que já conseguem ler. Assim, os alunos teriam que clicar nessas notas e descobrir qual é a música.

MakeyMakey Bongos



Simples, porém ma-ra-vi-lho-so!
Esses bongôs funcionam muito bem com um mouse e / ou teclado convencional.
A etiqueta na parte superior de cada tambor indica qual tecla deve ser pressionada para tocar. 

Este instrumento é muito simples e fácil de usar, sem configurações ou leituras necessárias. É possível tocar as duas baterias ao mesmo tempo, o que pode ser ainda mais legal!

MusicTheory.Net Piano



O piano virtual MusicTheory.Net inclui 4 oitavas de teclas de piano clicáveis ​​(de C3 a C6).

É possível aumentar o zoom do navegador para que as teclas fiquem maiores e melhores de tocar.

Este é um ótimo instrumento para explorar o piano. 
Como o piano só pode ser clicado, ele só pode tocar uma nota por vez, portanto, não é possível tocar acordes. 


Conclusão

Sem dúvidas os instrumentos musicais são uma ótima opção para usar com alunos, independente se você está dando aula presencial ou remotamente.

São ferramentas gratuitas e de fácil uso. Vale muito a pena conferir e também procurar por mais instrumentos virtuais, pois existem muitos outros!

É claro que tocar um instrumento virtual é muito diferente de tocar um da vida real, no entanto, podem sim ajudar os alunos a desenvolverem a sua musicalidade e habilidades musicais. 



👉 Thank you! - https://midnightmusic.com.au/ 👏👏

Postar um comentário

0 Comentários