Top 6 Dicas - Como Aprender a Aprender?

Top 6 Dicas - Como Aprender a Aprender?


Nós já sabemos que um autodidata é aquela pessoa que possui facilidade de aprender algo por conta própria sem o auxílio ou a presença de um professor, certo?
Mas talvez, o que você não saiba seja: COMO APRENDER A APRENDER?
Uma pessoa que é autodidata precisa desenvolver esta capacidade de aprender a aprender. Para tanto, separamos seis passos simples, eficientes e importantes para começar a aprender.

1. ESTABELECER OBJETIVOS


Nós devemos considerar que ao decidir estudar sozinho é necessário estabelecer um objetivo ou vários objetivos. 
Se você deseja aprender sobre determinado tema, estabeleça quais serão os seus objetivos. Desta maneira, você estudará sempre procurando atingir aquelas metas.
No fim, você verá se está tendo progresso e se  está atingindo aqueles objetivos definidos. Faça uma análise e veja o que será necessário mudar para atingi-los. 

2. ESTRATÉGIA DE ESTUDO


Grande parte das pessoas já teve, em algum momento da vida, dificuldades para aprender. A dificuldade de entender o que se esta estudando, ou ainda, de reter as informações esquecendo o conteúdo estudado algum tempo depois, é mais comum do que parece.
Por esta razão, é importante refletir: "A minha estratégia de estudo está funcionando?" Se a resposta para esta pergunta for NÃO, então tome uma atitude! Mude a sua estratégia de estudos porque ela é crucial para se ter um bom desempenho no aprendizado.

3. BUSCAR INFORMAÇÕES


Quando você decide aprender algo a primeira coisa a se fazer é: BUSCAR INFORMAÇÕES. Busque o máximo de informações úteis que você puder. Vá atrás de boas referências, procure por materiais de pessoas que realmente sabem o que estão falando. Se inspire com elas, veja o que essas pessoas tem a dizer e quais as estratégias usadas por elas.
Enfim, reúna informações sobre o assunto escolhido para estudar.

4. ORGANIZE SUAS INFORMAÇÕES


Cada informação adquirida precisa ser organizada. Então, depois de reunir informações sobre o assunto desejado, organize-as da forma que achar melhor e que seja eficiente. 
Organize no papel, no planner, em mapas mentais, brainstorm e etc.
Crie uma organização lógica e que você consiga compreender.

5. PRATICAR E PRATICAR


Uma coisa muito errada é querer aprender somente lendo e vendo vídeos. Sim! Esta parte de leitura, visualização de conteúdo através de vídeos e até mesmo a utilização de áudios é importante, porém, colocar em pratica  tudo o que se está aprendendo é de igual importância.
Por isso, pratique todos os dias, sempre que possível e não esqueça de recapitular tudo o que já foi estudado.

6. MELHORAR O QUE PRECISA SER MELHORADO


Não se contente com um aprendizado "meia-boca". Se você sabe que em tal assunto precisa melhorar então melhore. Busque, vá atrás e procure se aperfeiçoar. Melhore o que você sabe que carece de melhoras.

Lembre-se! Ninguém ficará expert da noite para o dia. É preciso dar tempo ao tempo e se dedicar realmente, ter comprometimento e disciplina para alcançar os seus objetivos.






Postar um comentário

0 Comentários