Piano Para Crianças Pequenas

Piano Para Crianças Pequenas


Existe um método de piano para crianças pequenas que é ótimo para quem está procurando uma forma facilitada de ensinar piano para "picorruchos". Ele é conhecido por "Piano Arco-Íris", "Partitura Colorida" ou ainda "Rainbow Piano Technique."

A ideia do método é ajudar e facilitar o aprendizado da leitura musical (partitura), associando cada nota a uma cor, ou seja, as notas são relacionadas com determinadas cores para que a criança consiga, olhando para cor, identificar qual é a nota que está sendo pedida.

Esta é uma metodologia direcionada à pedagogia musical e um método de piano para crianças muito utilizado na musicalização infantil e na musicoterapia.

As notas são todas coloridas e à medida que a criança vai avançando, as notas coloridas são gradativamente substituídas por notas pretas. A autora do método "rainbow piano technique" afirma que crianças de 3 anos são capazes de aprender piano, com essas técnicas, desde que as lições sejam associadas a historinhas. É possível também, além do uso de historinhas, utilizar jogos e brincadeiras como forma de fixação, assim, as crianças aprendem de forma cativante e divertida.



Professores, educadores podem usar este método de forma criativa, analisando o que é possível acrescentar, sempre buscando o melhor aprendizado das crianças.

Clique aqui para baixar as tarjetas coloridas para colar no teclado, e também algumas partituras. 

QUAL A MELHOR IDADE PARA COMEÇAR A APRENDER PIANO?

É difícil responder a esta pergunta porque não existe uma resposta certa para ela. Porém, segundo estudos, o interessante seria começar a ensinar piano a partir dos três anos e meio, porque crianças mais jovens do que três anos e meio ainda são muito novinhas para começar um estudo de um instrumento que é relativamente complexo, levando em conta: a concentração, a coordenação das mãos e etc.

PORQUE ENSINAR PIANO ÀS CRIANÇAS?

As crianças adquirem uma disciplina que é muito favorável no processo de aprendizagem em geral. A criança que toca piano desenvolve habilidades cognitivas que facilitam e muito a aprendizagem escolar.

Existem muitos benefícios que o ensino da música traz. Veja: Cinco motivos para aprender instrumentos musicais.

Por fim, se você estava com dúvidas de como ensinar piano para crianças ou ainda, se deveria investir em aulas de piano, espero que este artigo tenho ajudado de alguma forma. Lembre-se: a música faz bem para a alma!


👉 Veja! E-BOOK GRATUITO: Como Ler Partitura!

Postar um comentário

0 Comentários