Jogo Musical com Bebês - Achando os sons

Jogo Musical com Bebês - Achando os sons

Brincadeiras musicais são ótimas pois a música exerce um papel super importante na vida das pessoas. Para bebês e crianças não é diferente. 
A aula de música é cada vez mais comum na educação infantil contribuindo para o aprendizado e desenvolvimento dos pequeninos.

Quer dicas de como ensinar música às Crianças? Veja aqui.

Você sabia que as crianças aprendem muito brincando e que você pode ensinar música brincando com elas? Uma boa brincadeira para fazer com as crianças é: Achando os Sons.


Faixa etária indicada: 5 meses a 4 anos 

Número de jogadores: Ilimitado 

Materiais: Caixa de papelão para guardar os três pares de ursinhos de feltro, com objetos sonoros dentro. Cada par com um som e uma cor característica.

Objetivos: 
  • Estimular a audição das crianças.  
  • Desenvolver a percepção auditiva:  
  • Explorar a sonoridade de cada “ursinho”, em relação aos parâmetros do som, timbre e altura. 
Conteúdos:
  • Percepção sonora.  
  • Exploração sonora.  
  • Identificação de timbre e altura. 
Como jogar?

O jogo consiste em três pares de ursinhos feitos de feltro, nas cores rosa, amarelo e azul, com recheio de manta acrílica e bordados, contendo em cada par sons diferenciados. Dentro de cada par foram colocados os seguintes objetos: 

1º par: caixinhas de plástico (tic tac) com arroz;
2º par: caixinha de plástico com três grãozinhos de feijão; 
3º par: três guizos grandes em cada um (neste par os guizos foram colocados sem caixinha). 

O educador escolhe um urso e a criança tem que achar o par correspondente pelos aspectos visuais e sonoros: 

Variações: 

Para as crianças menores: 
1) Possibilitar a exploração sonora pelo do manuseio do objeto. 

A partir de 3 anos: 
2) Identificar o timbre de cada dupla sonora de ursinhos e classificar o mais grave e o mais agudo (altura) ou vice-versa.


Autores: 
Diretora Silvia Regina Mello - Diretora Música / Pesquisadora Estagiária Alessandra Maria Zanchetta Professoras Andrea Cristina Mendes G. Garcia Ana Paula Onisaki do Céu Vanderlice dos Anjos Paulino Fernanda Aparecida C. dos Passos Maria Veronica da S. Carvalho de Paula Leda Tita Tanonaka ADIs Aline Gavazzi Feital Amabis Cristiane de Souza Lessa Elaine Avelina Souza de Oliveira Jussimara Grandinetti Vital Lucimar da Silva Rosa Marcia dos Santos Vitoriano de Aguiar Marcia Helena Nunes Pereira Maria Emilia Lemes da Cunha Nancy Rodrigues da S. Martins Rosana Santana da Costa Rodrigues Simone Gonçalves Pires Nelciane Alves de Toledo Santos

Postar um comentário

0 Comentários