Como Aprender Música Sozinho?

Como Aprender Música Sozinho?


Ao longo dos anos, a lista de pessoas que estão se interessando em "aprender coisas sozinho" aumenta consideravelmente. Seja: música, idiomas, artesanato, culinária, química, enfim... o fato é que a autoaprendizagem está em alta.

Particularmente, eu também estou inclusa nesta lista. Estudo idiomas em casa sem ter ao meu lado um professor me guiando. Quando comecei na música, há 14 anos atrás, também foi como autodidata.

Talvez você, querido leitor, esteja do mesmo modo incluído nesta lista. Você pode estar pensando na possibilidade de estudar sozinho ou já tomou a decisão de fazê-lo.

Falando mais especificamente, eu não vou dizer se é fácil ou difícil aprender música em casa, porque isso é muito relativo, vai de pessoa para pessoa. Cada um tem o seu próprio ritmo e a sua própria maneira de aprender. Por vezes, o que Fulano aprende de tal forma, Sicrano aprende de outra forma. Ou ainda, o que uma pessoa compreendeu fazendo um determinado raciocínio, para outra pessoa não irá funcionar e ela terá que desenvolver outro tipo de raciocínio para assimilar o mesmo assunto.

Na música não é diferente, tudo isso deve ser levado em consideração. Conhecer a nossa própria maneira de aprendizado e o que funciona ou não para você é sim muito importante.


A diversidade de materiais é realmente extensa, ainda mais quando falamos em materiais disponibilizados na internet. É claro, tem muita coisa BOA na internet mas também muita coisa RUIM. 

Use e abuse de livros, apostilas, eBooks, PDFs, vídeos, áudios e outras coisas. No entanto, pesquise, faça uma boa escolha dos materiais que você irá utilizar para começar a estudar e aprender sozinho.

Crie o hábito de fazer uma autoavaliação, pois isso pode ajudar a julgar se você está progredindo e atingindo os objetivos esperados. Dito isto, faça um planejamento, organize-se, pratique a autodisciplina e comece a sua jornada rumo à aprendizagem autodidata.



Continuando no Blog... você pode se interessar por este assusto: Aprendendo a Tocar Instrumentos Musicais.

Postar um comentário

0 Comentários