MUSOTECA - Contrabaixo Balalaika

MUSOTECA - Contrabaixo Balalaika


Você já ouviu falar de um instrumento musical chamado CONTRABAIXO BALALAIKA?! Não? Então continue lendo este post e conheça este instrumento musical curiosíssimo que esta entrando para a nossa Músoteca!

A balalaica é um instrumento musical típico russo de três cordas dedilhadas, de sessenta centímetros (balalaica prima) a um metro e setenta (balalaica baixo) de comprimento, com um corpo triangular (nos séculos XVIII e XIX também oval) levemente curvado e feito de madeira. A balalaica (ao lado do garmon, e, em menor extensão, a jaleica) é um dos instrumentos que são símbolos da música russa.

Atualmente, as Balalaicas variam de tom e de tamanho: a menor mede cerca de 60 cm (a prima) e a maior tem impressionantes 1,7m de comprimento (Balalaica-contrabaixo). O instrumento adquiriu sua aparência atual graças ao músico e educador Vassíli Andreiév e ao mestre F. Passerbski. Eles criaram uma família de Balalaicas.


A família da balalaica inclui cinco instrumentos, do mais agudo ao mais grave: a balalaica piccolo (muito rara), a prima balalaica, segunda balalaica, balalaica alto, balalaica baixo ebalalaica contrabaixo. A balalaica prima é tocada com os dedos, a segunda e a alto com o dedo ou palheta, dependendo da música a ser tocada, enquanto as balalaicas baixo e contrabaixo (que possuem uma extensão que serve de apoio no chão) são sempre tocadas com uma palheta de couro.

Curiosamente, o nome do instrumento transmite o caráter de sua sonoridade. 
A palavra “Balaláica” ou “balabáika”, como também é chamado, origina-se das palavras russas балакать, балабонить,балагурить (balákaty, balabónity, balagúrity) que significam “falar sobre algo insignificante, bater papo, jogar conversa fora, brincar”. Todos estes significados, complementando um ao outro, transmitem a essência da Balalaica como um instrumento leve e chistoso.


Veja:
Balalaika Trio New York Somewhere My Love Lara's Theme Dr ...


Yesterday (The Beatles) is played by Balalaika Orchestra - YouTube










Fontes:
cursorusso.com.br
concertino.com.br

Postar um comentário

0 Comentários