Ensinando Música Para Crianças - Dicas

Ensinando Música Para Crianças - Dicas


Ótimas Dicas que valem a pena conferir!


1 - Matricular seu filho numa escola de Musicalização, se a escola regular dele não oferecer aulas de música. Há profissionais e escolas de música especiazalizadas em vários estados que oferecem esse curso. Então você complementa com o método Doman em casa (e pode até sugerir que a escola de música em questão o adote). Neste post eu apontei onde você pode encontrar material sobre o programa de Música Doman. Lu, o primeiro livreto "THE INITIAL MUSIC PROGRAM" é para mães iniciantes também. Mas é tudo em inglês. Quando eu receber o meu posso postar alguma coisa traduzida aqui, dada a dificuldade de adquirir esse material.


2 - Se a escola de seu filho já possui a Musicalização como matéria regular, ótimo! Converse com a professora ou professor sobre as possibilidades do método Doman. Ele vai gostar. Professores de música costumam ser pessoas muito abertas a novidades. Se a escola ainda não oferece, COBRE. Saiba que a partir de Agosto de 2011, o ensino de Música é OBRIGATÓRIO na educação básica, ou seja, da Educação Infantil até o Ensino Médio. ESTA LEI de 2008 deu três anos para as escolas se adaptarem, e a partir de 18 de Agosto nenhuma escola tem mais desculpa para não oferecer música como conteúdo curricular (ou seja, você não precisa pagar NADA por fora). Cobre também algo que a lei não detalhou: que o ensino de Música seja feito por um profissional licenciado, que tenha feito faculdade de Música e aprendido a ensinar música para crianças. Não deixe qualquer "aventureiro" dar aulas de Música para seu filho só pra tapar buraco. Isso pode fazer um mal terrível para as crianças.

3 - Procure uma escola que utilize o método Suzuki em sua cidade. Este método, utilizado nos Institutos para o desenvolvimento do potencial humano de Doman, envolve pais e filhos no aprendizado do instrumento musical,que pode ser: violino, viola, violoncelo, piano ou flauta. A filosofia Suzuki propõe que pais e filhos aprendam juntos, e que a motivação aconteça da mesma forma que a criança faz para aprender a língua materna. 
Leia mais sobre o método NESTE SITE.

4 - Aprenda um instrumento musical com seu filho. Se não houver uma escola Suzuki por perto, saiba que aprender música através assim é a melhor forma de musicalização. Isso pode começar assim que seu filho mostrar interesse por um instrumento, geralmente entre os 2 e 3 anos. Não se intimide! Procure bons materiais e comece! Eu aqui, embora licenciada em música sou péssima instrumentista, no entanto decidi estudar teclado junto com meu filho mais velho. Ele está com 3 anos e meio. Comprei um teclado (o dinheiro não deu pra um piano, infelizmente) e fiz uma vasta pesquisa sobre métodos de iniciação. Atualmente estou em processo de ler e organizar esses métodos para planejar as aulas. Mas se você não for tão megalomaníaco como eu, pode escolher apenas um deles para trabalhar: qualquer um é uma boa opção. Vamos à lista? (Lu, ao escolher de preferência a um que venha com CD e não se preocupe que os métodos são super didáticos, você vai aprender facilmente com sua pequena - essa é mesmo a idéia que Doman tinha em mente ao propor seus programas de estimulação infantil - leia o capítulo "As mães são as melhores mães do mundo" do livro "Como multiplicar a inteligência do seu bebê")

MÉTODOS NACIONAIS:

- MEU PIANO MEU BRINQUEDO – ELVIRA DRUMMOND 
No SITE da autora você encontrará vários outros materiais para musicalização infantil, de bebês a crianças maiores. Gosto muito da metodologia dela. É antes de tudo uma mãe que soube musicalizar os filhos, e ambos hoje são grandes instrumentistas. E além de tudo é nordestina, heheheh No site, visite os links "Musicalização", "Linguagem e percepção" e "Piano solo" para conhecer mais sobre o material.

- CADERNO DE EXERCÍCIOS PARA CLASSES DE INICIAÇÃO MUSICAL - Carmen Maria Mettig
Diversos estudos e brincadeiras destinados ao aprendizado da musicalização infantil. 

O CASTELO DÓ, RÉ, MI... - Aparecida Faulin
Para crianças a partir de 3 anos. "Elaborado com carinho e esmero pela professora Aparecida Faulin, O Castelo Dó Ré Mí... é um novo método de iniciação musical, onde a autora, foi muito feliz na criação dos desenhos e "estórias", que levam o educador a caminhar agradavelmente dentro do maravilhoso mundo dos sons, colhendo, a cada passo, um troféu de gloria artística."

DUAS MAOZINHAS NO TECLADO – MARIO MASCARENHAS
Há professores de piano que abominam este autor, mas eu comecei a aprender piano com ele e ADOREI. O motivo da abominação é porque ele costuma facilitar as peças para que o aprendiz tenha o mais rápido possível a sensação de que está tocando algo bonito. Embora seja bem antiguinho, eu também estou adaptando para usar com meu filho, acho que tem muito a aproveitar. Para ser usado a partir dos 3 anos. E tem uma VERSAO ONLINE.

MEU PIANO É DIVERTIDO - Vol. 1 - Alice Botelho
Um clássicos dos nacionais. Voltado para o público iniciante (a partir dos 3 anos), de modo especial as crianças. Além de ensinar, proporciona prazer e alegria aos estudantes, em sua prática, não destruindo assim o amor natural que a maioria deles sente pela música.

INICIAÇÂO MUSICAL - BRINCANDO, CRIANDO E APRENDENDO Vol. 1 - Josette S. M. Feres
O forte desse são as peças musicais, com títulos brincantes como: "o carteiro", "passarinho", "serra serra", etc. Eu utilizaria como complemnento das lições, para formar repertório.

INICIAÇÃO AO PIANO E TECLADO - Antonio Adolfo
Com uma linguagem moderna, este livro apresenta os parâmetros básicos da música, ensinando os primeiros passos e fazendo com que o aluno tenha contato com o(s) instrumentos(s) sem receio, ou melhor, incentivando-o à expressão musical, não só tocando, como também começando a aprender a ler música, a improvisar e até mesmo a compor. Tudo isso através de atividades diversas, de histórias e de outras opções, associando diferentes situações e grafias à música.

MEU PRIMEIRO TECLADO - Cristine Prado
Este método é destinado ao ensino de crianças nas técnicas de execução em teclados portáteis. Trata-se de excelente material didático, que vem agradando tanto a professores como aos próprios alunos que dele se utilizam. A cada lição são apresentados e trabalhados elementos musicais essenciais, assim como sugestões quanto ao aproveitamento dos recursos desses instrumentos.

MÉTODO INFANTIL DE TECLADO - Marcelo Dantas Fagundes
Indicado às crianças não alfabetizadas podendo ser utilizado com a ajuda dos pais. De forma divertida, a criança aprende as notas musicais, uma a uma, os primeiros acordes e algumas músicas infantis, tudo apresentado de forma progressiva e dinâmica, com muitos desenhos para colorir.

-A DOSE DO DIA - MINI-LIVRO - INICIAÇÃO - Edna Mae Burnam
Exercícios para fazer antes da aula de piano. Para melhorar a técnica. Mas as músicas tem títulso como "no balanço","no gira-gira","no escorregador", e antes de tocá-las você até pode fazer brincadeiras rítmicas do tipo para depois explorar no teclado.

-ENCANTANDO COM A MÚSICA VOL. 1 - Acácia Maria Picoli
Encantando com a Música é o primeiro livro de uma coleção formada por quatro volumes, elaborados cuidadosamente para aproximar a criança do processo de leitura e escrita musical, sob a forma de estudo dirigido. Nele, os aspectos teóricos relativos ao aprendizado da leitura e escrita da música, são tratados de maneira interativa, utilizando elementos do universo infantil, como formas coloridas que representando notas e figuras de ritmo.

MÉTODOS IMPORTADOS
Existem muitos, vou falar apenas dos que eu conheço e tenho.

PIANO BÁSICO DE BASTIEN - Nível Pré-Iniciante - James Bastien
Um clássico muito utilizado por professores de piano. Este livro é baseado em uma série de lições cativantes e progressivas orientadas para dar ao aluno um bom ponto de partida em seu aprendizado de piano. A sequência das lições está cuidadosamente graduada para assegurar o contínuo progresso nos estudos.

ALFRED´S BASIC PIANO - PREP COURSE LEVEL A - Lesson Book/CD
Embora o autor recomende a partir dos 5 anos, dá para usar desde os 3. O bom de ter o CD é que você não precisa saber tocar para acompanhar a criança: basta ensiná-la a tocar a melodia e colocar o CD para tocar o acompanhamento. Isso é um grande incentivo porque com o acompanhamento instrumental a criança sente que está tocando algo "bonito e significativo", não apenas "catando milho" no teclado. Nem a mãe se desespera para ter que aprender a tocar a partitura de acompanhamento, heheheh. Como opcionais que complementam o estudo há o livro de exercícios de percepção auditiva (ear training), o livro de técnica (techninc book), o livro para fazer uma apresentação (solo book) e o livro de teoria musical (Theory book), tudo integrado.

MUSIC FOR LITTLE MOZARTS: Music Lesson Book 1
Da mesma editora e linha do anteiror, na minha opinião, é o mais apropriado para começar com os menorzinhos, a partir de 2 anos e meio, 3 anos. Cada lição é como uma história sobre o rato Mozart e o urso Beethoven, e suas aventuras musicais. Tem CD que quebra um galhão, mas tem que ser comprado à parte. Pode ser complementado pelo "Discovery Book", "Workbook" e "Recitalbook".

JOHN THOMPSON´S EASIEST PIANO COURSE - Part 1 - John Thompson
Eu usaria a partir dos 4 anos, ou como complemento do estudo. Este é um método abrangente criado para o desenvolvimento dos iniciantes no piano. Inclui diversos exercícios, leitura de partitura, acompanhamentos, revisões, exercícios com acompanhamento para o professor e muito mais!



- LIÇÕES DE PIANO - VOL. 1 - LIVRO/CD - EM PORTUGUÊS -Piano Lessons Vol. 1 - Hal Leonard Student Piano Library

MA-RA-VI-LHO-SO. A partir de 3 anos. Para mim, se você puder comprar só um livro nesta lista toda, escolha este, pois ele junta tudo de melhor que os outros tem, vem com CD e está em português (coloquei aqui porque para todos os efeitos, utiliza o sistema americano de notas musicais). Além de ser um dos únicos que dá espaço para a criança compor também.
Um dos métodos mais conceituados e utilizados para o aprendizado de piano está disponível em Português! A introdução dos assuntos é gradativa e muito bem trabalhada. Acompanha CD para prática! A famosa metodologia Hal Leonard com fácil acesso às escolas, professores e alunos. Livro colorido, ilustrado, com muitos exemplos musicais e interatividade que tornam o estudo prazeroso e eficiente.

TODOS ESSES LIVROS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA COMPRA no site da Freenote (site seguro, já comprei várias vezes lá - até demais, já deviam ter me promovido a sócia), exceto os da Elvira Drummond, que só podem ser adquiridos no site da própria autora.



Fonte: http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/ Visite o blog! vale a pena conferir!!

Postar um comentário

0 Comentários